quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Equinodermas

Oi pessoal! Bem-vindos! Tudo bom com vocês? Hoje, vamos estudar um pouco dos equinodermas, do filo Echinodermata. O nome deste filo quer dizer espinhos na pele (do grego echinos, espinhos, e derme, pele), e esta é a principal característica dos equinodemas.

Resultado de imagem para estrela do mar patrick
Bom, é bem fácil guardar o nome dos representantes desse filo: ouriços-do-mar, pepinos-do-mar, estrela-do-mar, serpente-do-mar... Acredito que vocês já sabem o ambiente em que os equinodermas vivem, certo? Marinho!

Estes animais são de vida livre e possuem o sistema digestório completo, sendo que a boca fica para baixo, e o ânus, para cima (ambos no centro). Não possuem cabeça diferenciada. Possuem espinhos que se movimentam, e alguns apresentam pedicelárias (pinças que removem resíduos do animal).
Além disso, os equinodermas possuem o endoesqueleto, uma carapaça, esqueleto interno formado por placas calcárias rígidas encaixadas embaixo da pele.


As estrelas-do-mar se alimentam com a projeção do estômago pela boca, realizando a digestão fora do corpo.
Resultado de imagem para sea star eating a musselResultado de imagem para sea star eating a mussel


Os ouriços-do-mar possuem a boca com 5 dentes calcários que servem para raspar, coletando alimentos.
Resultado de imagem para lanterna de aristóteles equinodermasResultado de imagem para ouriço do mar boca


Sistema hidrovascular ou ambulacrário
A distribuição de nutrientes, respiração, locomoção e percepção sensorial são feitos através do sistema de tubos e ampolas presente nos equinodermas. Esse sistema consiste na água do mar entrando no corpo do indivíduo através da ampola (ou placa madrepórica), passando por canais do corpo do indivíduo, e chegando nos pés ambulacrais (responsáveis pela locomoção e liberação da água, também podendo funcionar como ventosas). Nas imagens a seguir, vemos as estruturas do sistema hidrovascular de uma estrela-do mar e seus pés ambulacrais (segunda imagem).



Resultado de imagem para patrick star sons



São dioicos e a fecundação é externa. Os gametas são liberados na água, onde ocorre a fecundação. Há fase larval.



Resultado de imagem para lirio do mar
Lírio-do-mar

Então, gente, acho que foi basicamente isso. Espero muito que tenha ajudado. Até a próxima! (com vertebrados!!!)
Fontes de pesquisa:


terça-feira, 8 de novembro de 2016

Artrópodes

Bem-vindos! Tudo bom com vocês? Hoje, vamos estudar um pouco dos artrópodes, do filo Arthropoda. Este grupo é dividido em: insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes


   Artrópode significa "pernas articuladas", e além das pernas articuladas, outra característica importante destes animais é a presença de um esqueleto externo: exoesqueleto. Este esqueleto é rígido e protege e reveste o corpo do animal, porém, o mesmo, limita o tamanho do animal, ou seja, não acompanha o crescimento dele, então, quando o exoesqueleto fica pequeno para o animal, o artrópode sai do exoesqueleto antigo, e é esse processo que chamamos de muda.
https://www.youtube.com/watch?v=xll3_0TUsoU (Clique para assistir, em câmera rápida, este processo).

   A classificação destes animais se dá, levando em conta a divisão do corpo, o número de pernas e a existência ou não de antenas, asas e de outras estruturas (pedipalpos e quelíceras, por exemplo). Com essas características, os representantes deste filo são divididos em 5 grupos principais:

Insetos
   São os artrópodes com 3 pares de pernas, corpo dividido em 3 partes bem definidas: cabeça, tórax e abdômen. Possuem 1 par de antenas e 1, 2 ou nenhum par de asas. Estes animais possuem olhos compostos ou ocelos e peças bucais variadas (dependem da alimentação do inseto).
A respiração dos insetos é traquealsistema circulatório é composto por um coração situado no abdômen e eles possuem sexos separados e a fecundação é interna, o desenvolvimento pode ser direto ou indireto, e, geralmente, muitos ovos são produzidos. 
Alguns exemplos de insetos são: abelhas, gafanhotos, formigas, borboleta, etc.

Resultado de imagem para insetos estruturaResultado de imagem para inseto estrutura


Crustáceos
   São os artrópodes com 5 ou mais pares de pernas, 2 pares de antenas, apêndices articulados (manusear alimentos, andar e se defender), olhos pedunculados e não possuem asas. Possuem o corpo dividido em cefalotórax (parte do corpo formada por cabeça e tórax fundidos) e abdômen. Os crustáceos têm uma carapaça rígida e sua respiração é feita por brânquias. São habitualmente aquáticos (marinhos ou de água doce), porém existem espécies terrestres.
Na maioria das vezes, os crustáceos tem sexos separados e há dimorfismo sexual. Além disso, a fecundação é interna. 
Estes animais podem ser predadores, filtradores ou detritivos.
Exemplos: siris, caranguejos, lagostas, camarões, etc.
Resultado de imagem para estrutura crustaceosResultado de imagem para crustaceos


Aracnídeos

   São os artrópodes com 4 pares de pernas, corpo dividido em cefalotórax e abdômen. Os aracnídeos não possuem antenas ou mandíbula e podem possuir até 8 olhos simples. Vivem em ambientes terrestres e alguns aracnídeos podem ser peçonhentos. Sua respiração pode ser traqueal ou filotraqueal (nesse tipo de respiração é encontrada uma estrutura chamada de filotraqueia ou pulmão foliáceo, onde é realizada a troca de gases)Além disso, possuem um tubo digestório especializado em sugar, e nas aranhas e escorpiões a digestão é extracorpórea (ou seja,  lançam para fora suas enzimas digestivas e depois absorvem os nutrientes). Nas aranhas, há um par de quelíceras (estruturas com função de injetar veneno) e um par de pedipalpos (com função de manusear e sentir o gosto dos alimentos). A maioria das espécies é dioica com fecundação interna. 
Exemplos de aracnídeos: aranhas, escorpiões, ácaros, etc.


(Aranha com quelíceras e pedipalpos avantajados)
Resultado de imagem para aracnideos estrutura



Quilópodes


   São os artrópodes com 2 antenas na cabeça e 1 par de pernas por segmento. Têm hábitos noturnos e são predadores. A respiração é traqueal e o principal representante é a lacraia. Os quilópodes possuem ferrões, garras, que servem para injetar veneno. Usam suas mandíbulas e pinças para se defender e paralisar a presa. São animais carnívoros e se alimentam de vermesinsetosminhocas e até de vertebrados como pássaros ratos.
Exemplos: lacraias, centopéias, etc.
Resultado de imagem para lacraiaResultado de imagem para centopeia




Diplópodes



   São os artrópodes com 2 antenas na cabeça e 2 pares de pernas por segmento. São Dioicos, com fecundação interna e desenvolvimento direto. Diplópodes são herbívoros: se alimentam de folhas e material vegetal em decomposição. Esses animais podem ser encontrados em ambientes úmidos, próximos de folhas e troncos, e, ao contrário dos quilópodes, não possuem ferrões, mas ao se sentirem incomodados, se enrolam e emitem um forte odor.
Exemplos: piolhos-de-cobra.
Resultado de imagem para diplópodesResultado de imagem para piolho de cobra enrolado


Então, gente, acho que esta foi a minha maior postagem, e ela deu muuito trabalho (mais ou menos 3h!), então espero muito ter ajudado vocês! Fiz muitas pesquisas e coloquei o mais importante de cada grupo. Espero que tenham gostado. Até a próxima! 





Fontes de pesquisa: (clique nos links para conferir!)

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Anelídeos

Oi gente! Tudo bem? Hoje iremos falar um pouco sobre o filo Anellida, dos anelídeos. Espero ajudar vocês de alguma forma! <3
Bom, primeiramente, você provavelmente conhece os anelídeos. Os principais representantes são as minhocas e sanguessugas. Estes animais possuem anéis ("anelídeos" vem daí!) dividindo seus corpos e vivem em ambientes aquáticos (marinhos ou de água doce) ou terrestres úmidos.

Resultado de imagem para anelídeos
Os anelídeos possuem o corpo cilíndrico e alongado, e seus anéis, geralmente, apresentam cerdas laterais, que auxiliam na locomoção e os órgãos internos ficam localizados em determinados anéis. Possuem sistema digestório completo e sistema circulatório fechado, com presença de sangue. São hermafroditas ou dioicos, mas não há autofecundação. A respiração, em sua maioria, é cutânea, ou seja, há trocas gasosas pela pele lubrificada e úmida.



Em relação às suas cerdas, os anelídeos podem ser divididos em:

  • Poliquetas: São os anelídeos que possuem muitas cerdas no corpo e vivem em ambientes aquáticos. Principal representante: nereida.
  • Oligoquetas: São os anelídeos que possuem poucas cerdas no corpo e vivem em ambientes terrestres úmidos. Principal representante: minhoca.
  • Hirudíneos: São os anelídeos que não apresentam cerdas no corpo e vivem em ambientes aquáticos ou terrestres. Principal representante: sanguessuga.

(Clitelo, indicado no círculo amarelo)


   Em alguns anelídeos, na época reprodutiva, há o clitelo (espécie de anel diferenciado), que serve para formar o casulo. A região do clitelo é facilmente identificada, por possuir uma cor mais clara, diferente do resto do corpo do animal.







Resultado de imagem para sanguessuga
Hirudíneo
Resultado de imagem para nereida anelideo
Poliqueta
Resultado de imagem para minhoca
Oligoqueta


É isso gente! Espero que tenha ajudado vocês! ^^
Fontes de pesquisa: (Clique nos links para conferir!)
http://www.mundovestibular.com.br/articles/5945/1/Anelideos/Paacutegina1.html
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/bioanelideos3.php
http://www.todabiologia.com/zoologia/anelideos.htm
http://www.todabiologia.com/zoologia/poliquetas_oligoquetas_hirudineos.htm

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Moluscos

Oi gente! Hoje iremos falar um pouco sobre o Filo Mollusca, dos moluscos. 



Estes animais possuem corpo mole, sendo que muitos são protegidos por uma concha. Os moluscos podem ser encontrados no mar, na água doce e em ambientes terrestres
Os principais representantes dos moluscos são: polvos, lulas, ostras, caracóis, mexilhões, lesmas e caramujos.         A concha é muito importante para os moluscos, pois os protege e evita a falta de água, porém não está presente em todos os moluscos.


De acordo com a estrutura da concha, os moluscos podem ser:

  • Univalves: quando a concha é formada por uma única peça (valva);
  • Bivalves: quando a concha tem duas peças articuladas.
Resultado de imagem para caracol      Resultado de imagem para ostra

Possuem boca e ânus, e na boca dos herbívoros e predadores, há a rádula, que facilita a alimentação.

(Rádula)


Possuem sistema nervoso, sentem dor. Sua respiração é feita pelas brânquias ou por uma espécie de "pulmão primitivo", e a maioria dos moluscos é hermafrodita, mas para a reprodução necessita-se do acasalamento entre dois indivíduos.





Os moluscos podem ser:
  • Gastrópodes: caracóis, caramujos e lesmas, etc.

  • Bivalves: ostras, mexilhões, etc
Resultado de imagem para ostra



  • Cefalópodes: polvos, lulas, etc


  • Resultado de imagem para polvo e lula



    Acho que é basicamente isso. Espero que tenha ajudado vocês de alguma forma. Até a próxima! <3

    Fontes para pesquisa: (clique para conferir!)
    http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/moluscos.php
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Moluscos
    http://www.infoescola.com/biologia/moluscos-mollusca/
    http://escolakids.uol.com.br/moluscos.htm
    http://www.azula.com/11-octopus-gifs/ (Imagens interessantes)


    Nematódeos

    Oi gente! Então, hoje iremos falar um pouco sobre o Filo Nematoda, dos nematódeos.


    Resultado de imagem para nematodeos
    (Fonte: http://blogdoenem.com.br/lombriga-filaria-ancilostomo-nematodeos/)


    Bom, a principal característica destes animais é o corpo cilíndrico desses vermes (que é diferente do corpo dos platelmintos, que tem o corpo achatado).

    Há também outra diferença em relação aos outros animais já comentados aqui no blog (esponjas, cnidários e platelmintos (clique para conferir)) que é a presença do sistema digestório completo! Isto quer dizer que esses vermes possuem boca e ânus. Possuem a boca na parte anterior do corpo e o ânus na parte posterior.
    Os representantes mais famosos do Filo dos Nematódeos são a Lombriga, filaria e ancilostomo, que são vermes que parasitam seres humanos, causando as verminoses.
    Algumas espécies são microscópicas, enquanto outras podem atingir até 10 metros de comprimento e a maior parte das espécies possui fecundação interna. Eles possuem sistema nervoso, porém não possuem sistema circulatório e a respiração ocorre através da superfície do corpo.

    A maioria das espécies de nematódeos vive livremente sem causar doenças ao homem e nem a outros animais (vida livre), que podem ser encontrados em ambientes aquáticos e terrestres. 

    Porém, diferentemente dos nematódeos citados acima, existem espécies que são parasitas de animais e plantas (vivem dentro do corpo destes seres).

     As principais doenças causadas por estes nematódeos são:
    (Imagem de minha autoria) 

    terça-feira, 20 de setembro de 2016

    Platelmintos



    Resultado de imagem para PLATELMINTO
    Oi pessoal! Hoje vamos falar um pouco sobre o Filo dos Platelmintos!

    Os platelmintos receberam esse nome por terem o corpo achatado e invertebrado.
     Alguns possuem uma vida livre, como as planárias, já outros são parasitas, como as tênias. 
    Alguns exemplos de platelmintos são as planárias, as tênias e os esquistossomos.
    Os de vida livre podem ser encontrados em ambientes terrestres ou aquáticos, e os parasitas, dentro do corpo de outros seres vivos e podem causar diversas doenças.

    O sistema digestório dos platelmintos é incompleto, ou seja, eles possuem boca, porém, não possuem ânus. Não possuem sistema respiratório, sistema circulatório nem esqueleto. Estes animais foram os primeiros a apresentar sistema excretor.


    Resultado de imagem para platelmintos



    A reprodução varia de acordo com a espécie. A maioria dos platelmintos é hermafrodita e produz milhares de óvulos microscópicos. Podem se reproduzir de forma assexuada (partenogênese,fissão) ou de forma sexuada.






    Então, é isso, gente! Espero que tenha ajudado vocês de alguma forma. Até a próxima! <3



    Fontes de pesquisa:








    Cnidários

    Oi pessoal! Hoje vamos falar um pouco sobre o Filo Cnidária. Bom, talvez pelo nome você não conheça, mas tenho certeza que você já ouviu falar sobre as águas-vivas, certo?



     
    Não só elas fazem parte deste filo. O filo Cnidária está representado pelos seguintes animais aquáticos: hidrasmedusas (águas-vivas!)corais e anêmonas-do-mar.





    Diferentemente dos poríferos, (já falamos sobre eles no blog!) os cnidários apresentam tecidos verdadeiros e uma cavidade especial para a digestão (cavidade gastrovascular), e isso permitiu que os animais ingerissem porções maiores de alimento.


    Este grupo apresenta duas formas de vida:
    • Pólipo (séssil): tem o corpo cilíndrico e a boca virada para cima. Apresentam tentáculos em volta da boca e poucos e limitados movimentos. Ex: Corais.


    Resultado de imagem para polipo AnimalResultado de imagem para polipo Animal
    • Medusa (móvel): tem um formato semelhante a um guarda-chuva. Sua boca é virada para baixo e seus tentáculos se distribuem ao longo da margem do corpo.
    Resultado de imagem para medusa animal

    (Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/biocnidario.php)


        Os animais desse filo são muito conhecidos por causarem queimaduras e irritações na pele. O que causa esses tipos de ferimentos são estruturas responsáveis pela defesa contra predadores e também pela captura de alimento.




        A reprodução dos cnidários pode ser assexuada ou sexuada. A reprodução assexuada pode ser por brotamento, e, na sexuada, os espermatozóides são levados pela água até os indivíduos femininos, onde ocorre a fecundação.

    Os cnidários, por possuírem um sistema mais primitivo, se alimentam e "defecam" pela boca. 




    Então, é isso, gente! Espero que tenha ajudado vocês de alguma forma. Até a próxima! <3

    Fontes de pesquisa: