Bom, primeiramente, você provavelmente conhece os anelídeos. Os principais representantes são as minhocas e sanguessugas. Estes animais possuem anéis ("anelídeos" vem daí!) dividindo seus corpos e vivem em ambientes aquáticos (marinhos ou de água doce) ou terrestres úmidos.
Os anelídeos possuem o corpo cilíndrico e alongado, e seus anéis, geralmente, apresentam cerdas laterais, que auxiliam na locomoção e os órgãos internos ficam localizados em determinados anéis. Possuem sistema digestório completo e sistema circulatório fechado, com presença de sangue. São hermafroditas ou dioicos, mas não há autofecundação. A respiração, em sua maioria, é cutânea, ou seja, há trocas gasosas pela pele lubrificada e úmida.
Em relação às suas cerdas, os anelídeos podem ser divididos em:
- Poliquetas: São os anelídeos que possuem muitas cerdas no corpo e vivem em ambientes aquáticos. Principal representante: nereida.
- Oligoquetas: São os anelídeos que possuem poucas cerdas no corpo e vivem em ambientes terrestres úmidos. Principal representante: minhoca.
- Hirudíneos: São os anelídeos que não apresentam cerdas no corpo e vivem em ambientes aquáticos ou terrestres. Principal representante: sanguessuga.
(Clitelo, indicado no círculo amarelo) |
Hirudíneo |
Poliqueta |
Oligoqueta |
É isso gente! Espero que tenha ajudado vocês! ^^
Fontes de pesquisa: (Clique nos links para conferir!)
http://www.mundovestibular.com.br/articles/5945/1/Anelideos/Paacutegina1.html
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/bioanelideos3.php
http://www.todabiologia.com/zoologia/anelideos.htm
http://www.todabiologia.com/zoologia/poliquetas_oligoquetas_hirudineos.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário