terça-feira, 20 de setembro de 2016

Cnidários

Oi pessoal! Hoje vamos falar um pouco sobre o Filo Cnidária. Bom, talvez pelo nome você não conheça, mas tenho certeza que você já ouviu falar sobre as águas-vivas, certo?



 
Não só elas fazem parte deste filo. O filo Cnidária está representado pelos seguintes animais aquáticos: hidrasmedusas (águas-vivas!)corais e anêmonas-do-mar.





Diferentemente dos poríferos, (já falamos sobre eles no blog!) os cnidários apresentam tecidos verdadeiros e uma cavidade especial para a digestão (cavidade gastrovascular), e isso permitiu que os animais ingerissem porções maiores de alimento.


Este grupo apresenta duas formas de vida:
  • Pólipo (séssil): tem o corpo cilíndrico e a boca virada para cima. Apresentam tentáculos em volta da boca e poucos e limitados movimentos. Ex: Corais.


Resultado de imagem para polipo AnimalResultado de imagem para polipo Animal
  • Medusa (móvel): tem um formato semelhante a um guarda-chuva. Sua boca é virada para baixo e seus tentáculos se distribuem ao longo da margem do corpo.
Resultado de imagem para medusa animal

(Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/biocnidario.php)


    Os animais desse filo são muito conhecidos por causarem queimaduras e irritações na pele. O que causa esses tipos de ferimentos são estruturas responsáveis pela defesa contra predadores e também pela captura de alimento.




    A reprodução dos cnidários pode ser assexuada ou sexuada. A reprodução assexuada pode ser por brotamento, e, na sexuada, os espermatozóides são levados pela água até os indivíduos femininos, onde ocorre a fecundação.

Os cnidários, por possuírem um sistema mais primitivo, se alimentam e "defecam" pela boca. 




Então, é isso, gente! Espero que tenha ajudado vocês de alguma forma. Até a próxima! <3

Fontes de pesquisa:




Nenhum comentário:

Postar um comentário