terça-feira, 8 de novembro de 2016

Artrópodes

Bem-vindos! Tudo bom com vocês? Hoje, vamos estudar um pouco dos artrópodes, do filo Arthropoda. Este grupo é dividido em: insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes


   Artrópode significa "pernas articuladas", e além das pernas articuladas, outra característica importante destes animais é a presença de um esqueleto externo: exoesqueleto. Este esqueleto é rígido e protege e reveste o corpo do animal, porém, o mesmo, limita o tamanho do animal, ou seja, não acompanha o crescimento dele, então, quando o exoesqueleto fica pequeno para o animal, o artrópode sai do exoesqueleto antigo, e é esse processo que chamamos de muda.
https://www.youtube.com/watch?v=xll3_0TUsoU (Clique para assistir, em câmera rápida, este processo).

   A classificação destes animais se dá, levando em conta a divisão do corpo, o número de pernas e a existência ou não de antenas, asas e de outras estruturas (pedipalpos e quelíceras, por exemplo). Com essas características, os representantes deste filo são divididos em 5 grupos principais:

Insetos
   São os artrópodes com 3 pares de pernas, corpo dividido em 3 partes bem definidas: cabeça, tórax e abdômen. Possuem 1 par de antenas e 1, 2 ou nenhum par de asas. Estes animais possuem olhos compostos ou ocelos e peças bucais variadas (dependem da alimentação do inseto).
A respiração dos insetos é traquealsistema circulatório é composto por um coração situado no abdômen e eles possuem sexos separados e a fecundação é interna, o desenvolvimento pode ser direto ou indireto, e, geralmente, muitos ovos são produzidos. 
Alguns exemplos de insetos são: abelhas, gafanhotos, formigas, borboleta, etc.

Resultado de imagem para insetos estruturaResultado de imagem para inseto estrutura


Crustáceos
   São os artrópodes com 5 ou mais pares de pernas, 2 pares de antenas, apêndices articulados (manusear alimentos, andar e se defender), olhos pedunculados e não possuem asas. Possuem o corpo dividido em cefalotórax (parte do corpo formada por cabeça e tórax fundidos) e abdômen. Os crustáceos têm uma carapaça rígida e sua respiração é feita por brânquias. São habitualmente aquáticos (marinhos ou de água doce), porém existem espécies terrestres.
Na maioria das vezes, os crustáceos tem sexos separados e há dimorfismo sexual. Além disso, a fecundação é interna. 
Estes animais podem ser predadores, filtradores ou detritivos.
Exemplos: siris, caranguejos, lagostas, camarões, etc.
Resultado de imagem para estrutura crustaceosResultado de imagem para crustaceos


Aracnídeos

   São os artrópodes com 4 pares de pernas, corpo dividido em cefalotórax e abdômen. Os aracnídeos não possuem antenas ou mandíbula e podem possuir até 8 olhos simples. Vivem em ambientes terrestres e alguns aracnídeos podem ser peçonhentos. Sua respiração pode ser traqueal ou filotraqueal (nesse tipo de respiração é encontrada uma estrutura chamada de filotraqueia ou pulmão foliáceo, onde é realizada a troca de gases)Além disso, possuem um tubo digestório especializado em sugar, e nas aranhas e escorpiões a digestão é extracorpórea (ou seja,  lançam para fora suas enzimas digestivas e depois absorvem os nutrientes). Nas aranhas, há um par de quelíceras (estruturas com função de injetar veneno) e um par de pedipalpos (com função de manusear e sentir o gosto dos alimentos). A maioria das espécies é dioica com fecundação interna. 
Exemplos de aracnídeos: aranhas, escorpiões, ácaros, etc.


(Aranha com quelíceras e pedipalpos avantajados)
Resultado de imagem para aracnideos estrutura



Quilópodes


   São os artrópodes com 2 antenas na cabeça e 1 par de pernas por segmento. Têm hábitos noturnos e são predadores. A respiração é traqueal e o principal representante é a lacraia. Os quilópodes possuem ferrões, garras, que servem para injetar veneno. Usam suas mandíbulas e pinças para se defender e paralisar a presa. São animais carnívoros e se alimentam de vermesinsetosminhocas e até de vertebrados como pássaros ratos.
Exemplos: lacraias, centopéias, etc.
Resultado de imagem para lacraiaResultado de imagem para centopeia




Diplópodes



   São os artrópodes com 2 antenas na cabeça e 2 pares de pernas por segmento. São Dioicos, com fecundação interna e desenvolvimento direto. Diplópodes são herbívoros: se alimentam de folhas e material vegetal em decomposição. Esses animais podem ser encontrados em ambientes úmidos, próximos de folhas e troncos, e, ao contrário dos quilópodes, não possuem ferrões, mas ao se sentirem incomodados, se enrolam e emitem um forte odor.
Exemplos: piolhos-de-cobra.
Resultado de imagem para diplópodesResultado de imagem para piolho de cobra enrolado


Então, gente, acho que esta foi a minha maior postagem, e ela deu muuito trabalho (mais ou menos 3h!), então espero muito ter ajudado vocês! Fiz muitas pesquisas e coloquei o mais importante de cada grupo. Espero que tenham gostado. Até a próxima! 





Fontes de pesquisa: (clique nos links para conferir!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário