Bom, é bem fácil guardar o nome dos representantes desse filo: ouriços-do-mar, pepinos-do-mar, estrela-do-mar, serpente-do-mar... Acredito que vocês já sabem o ambiente em que os equinodermas vivem, certo? Marinho!
Estes animais são de vida livre e possuem o sistema digestório completo, sendo que a boca fica para baixo, e o ânus, para cima (ambos no centro). Não possuem cabeça diferenciada. Possuem espinhos que se movimentam, e alguns apresentam pedicelárias (pinças que removem resíduos do animal).
Além disso, os equinodermas possuem o endoesqueleto, uma carapaça, esqueleto interno formado por placas calcárias rígidas encaixadas embaixo da pele.
As estrelas-do-mar se alimentam com a projeção do estômago pela boca, realizando a digestão fora do corpo.
Os ouriços-do-mar possuem a boca com 5 dentes calcários que servem para raspar, coletando alimentos.
Sistema hidrovascular ou ambulacrário
A distribuição de nutrientes, respiração, locomoção e percepção sensorial são feitos através do sistema de tubos e ampolas presente nos equinodermas. Esse sistema consiste na água do mar entrando no corpo do indivíduo através da ampola (ou placa madrepórica), passando por canais do corpo do indivíduo, e chegando nos pés ambulacrais (responsáveis pela locomoção e liberação da água, também podendo funcionar como ventosas). Nas imagens a seguir, vemos as estruturas do sistema hidrovascular de uma estrela-do mar e seus pés ambulacrais (segunda imagem).
Lírio-do-mar |
Então, gente, acho que foi basicamente isso. Espero muito que tenha ajudado. Até a próxima! (com vertebrados!!!)
Fontes de pesquisa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário