(Fonte: http://blogdoenem.com.br/lombriga-filaria-ancilostomo-nematodeos/) |
Bom, a principal característica destes animais é o corpo cilíndrico desses vermes (que é diferente do corpo dos platelmintos, que tem o corpo achatado).
Há também outra diferença em relação aos outros animais já comentados aqui no blog (esponjas, cnidários e platelmintos (clique para conferir)) que é a presença do sistema digestório completo! Isto quer dizer que esses vermes possuem boca e ânus. Possuem a boca na parte anterior do corpo e o ânus na parte posterior.
Os representantes mais famosos do Filo dos Nematódeos são a Lombriga, filaria e ancilostomo, que são vermes que parasitam seres humanos, causando as verminoses.
Algumas espécies são microscópicas, enquanto outras podem atingir até 10 metros de comprimento e a maior parte das espécies possui fecundação interna. Eles possuem sistema nervoso, porém não possuem sistema circulatório e a respiração ocorre através da superfície do corpo.
A maioria das espécies de nematódeos vive livremente sem causar doenças ao homem e nem a outros animais (vida livre), que podem ser encontrados em ambientes aquáticos e terrestres.
Porém, diferentemente dos nematódeos citados acima, existem espécies que são parasitas de animais e plantas (vivem dentro do corpo destes seres).
As principais doenças causadas por estes nematódeos são:
(Imagem de minha autoria) |
Então, é isso, gente! Espero que tenha ajudado vocês de alguma forma. Até a próxima! <3
Fontes de pesquisa: (clique para conferir!)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário